Recarga de Extintores em SP

Acho que nas últimas décadas, as pessoas têm dado mais valor à aparência do que à essência.

Esse fato é observado quando vamos, por exemplo, a uma loja e, naquele momento, não estamos trajados adequadamente. Os atendentes nos olham com uma expressão de desprezo e não nos dão a atenção devida, embora em nossas carteiras, muitas vezes, habitem diversos cartões de crédito internacionais e até alto valor em espécie.

Na proteção contra incêndio também observo esse comportamento, visto que a aparência de uma edificação se sobressai da sua funcionalidade, conforto e segurança, inclusive contra incêndio.

torre-torch-dubai

Estou referindo-me aos recentes incêndios em Londres e o último, ocorrido em prédio residencial, de alto luxo, na cidade de Dubai, uma das mais modernas e  ricas do mundo. Felizmente, nesse evento, não foram relatadas vítimas. A causa do alastramento do fogo foi a aplicação de revestimento externo com alto poder de inflamabilidade, que é lindo, porém extremamente perigoso., ainda mais em um edifício com mais de setenta andares, onde o resgate de vítimas é extremamente difícil, caro e arriscado, para os bombeiros e ainda mais para as vítimas.

Como se não bastasse, esse foi o segundo incêndio nesse edifício. Espero que após esse “segundo aviso”, os responsáveis pela segurança promovam as ações corretivas pertinentes, e, algo semelhante jamais aconteça, e que os projetistas da construção civil, de maneira geral, conciliem a beleza à segurança contra incêndio, abarcando toda sua expressão.

 

Waldir Pereira

Consultor

The Torch (Dubai)

Marina_Torch,_Dubai

Foto: TrogledyWretched (Own work) [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons

comparacao-torres-triunfo-extintores

O prédio The Torch, em Dubai, tem 352 metros de altura, 86 andares e mais de 670 apartamentos.


A cidade de Dubai é conhecida por seus arranha-céus de arquitetura espetacular. Em novembro de 2012, um incêndio atingiu o edifício Tamweel, próximo do The Torch. Mais tarde, foi descoberto que o fogo no prédio de 34 andares foi provocado por uma ponta de cigarro jogada numa lata de lixo.

Leave a Reply

quatro × 3 =