Recarga de Extintores em SP

Número de Incêndios em Setembro/2017 Aumenta

Aumentou o número de incêndios e focos de incêndio neste ano em relação à 2016. Nos últimos dias 1,2 mil hectares de mata atlântica da Serra da Bocaina (na divisa SP com RJ) foram destruídas. Apenas no último domingo (24/09) o incêndio foi controlado.

Parque Nacional Araguaia - TO

Fogo no Parque Nacional do Araguaia, no Tocantins. Divulgação/Ibama

 

Outros locais também estão sofrendo com esse clima que contribui para as queimadas. Parque Nacional do Araguaia (TO), Chapada dos Guimarães (MT), que já perdeu 4,3 mil hectares somente nos 2 últimos meses, e, o Parque da Ilha Grande (na divisa MS com PR), onde as chamas já queimaram 35 mil hectares.

 

Incêndios no Brasil aumentam quase 50% em relação a 2016

Em Carmolândia (norte do estado de Tocantins), as chamas atingiram oito fazendas. Pelo menos mil animais morreram queimados. O Corpo de Bombeiros não dá conta de atender tantos chamados e em muitas fazendas, os próprios funcionários tentam apagar os focos, mas encontram dificuldades.

Apenas nos 27 primeiros dias de setembro o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) identificou 105 mil focos de incêndio, desde quando iniciou o monitoramento, em 1998. A média histórica é de 55 mil focos e no mesmo período do ano passado este número foi bem menor: 44 mil focos.

 

Por Que o Número de Incêndios Aumentou Tanto?

Cláudia Ramos – Pesquisadora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA – diz que “há uma tendência histórica de que, toda vez em que há uma baixa na economia, o governo fica sem recursos, as ações de comando e controle ficam desfalcadas”. Com uma fiscalização menor, as pessoas ficam menos inibidas a iniciar as queimadas, diz.
A explicação para os meses de agosto, setembro e outubro serem tradicionalmente os mais críticos está no clima. Diversos estados registram neste período de estiagem as menores taxas de umidade relativa do ar. Mas, apesar das condições naturais serem favoráveis à ocorrência e propagação de queimadas, elas têm origem na ação humana.

Número de Incêndios - Setembro-2017

© Prefeitura Municipal de Bananal

Veja também:

 


 

Fonte: www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/09/1922444-numero-de-incendios-dispara-em-setembro-e-bate-recorde-de-20-anos.shtml e outros sites da internet

Leave a Reply

vinte + dez =