Recarga de Extintores em SP

Robô Colossus ajudou a salvar a Catedral de Notre-Dame


Um exemplo a ser seguido

Colossus: o robô de combate a incêndios que ajudou a salvar a Notre-Dame

Photo by @ArtBen on Twitter


No combate ao incêndio da Catedral de Notre Dame, os bombeiros parisienses contaram com a utilização de um robô denominado “Colossus”.

Esse robô possibilitou penetrar em locais onde o ser humano não pode chegar, ainda que provido das vestimentas apropriadas até aqui empregadas. Esse equipamento conta com um sistema de movimentação provido de esteiras metálicas, sistema de câmeras e um tamanho que possibilita avançar em locais de difícil acesso sem muita dificuldade. Sua movimentação é monitorada por um profissional treinado através de um joystick que pode relatar em tempo real as condições da evolução das chamas e o comando pode implementar a solução mais indicada para aquela situação momentânea, podendo variar em função das circunstâncias, obtendo-se, assim, uma extinção com eficiência e eficácia.

Julgo que no Brasil não teríamos dificuldade em desenvolver um veículo similar, desde que o corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo fizesse um convênio com o SENAI, USP ou outros interessados, visando à construção do nosso robô tupiniquim, porém com eficiência e eficácia igual ou até superior ao seu “irmão” francês.

Vidas não seriam expostas aos altos riscos e o resultado final apropriado às circunstâncias, evitando que bombeiros, sempre heroicos, colocassem suas preciosas vidas em altos riscos de morte, como já ocorreu, ceifando vidas e talentos precocemente.

Waldir Pereira
Consultor

 

Leave a Reply

5 × quatro =